segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O Ritual

Um ritual não é um fim é apenas um meio. Um recurso para se chegar à Deidade, a essência divina em nós. Nosso cotidiano é feito de preocupações materiais. Então, para passarmos à nossa mente abstrata o simbolismo dos ritos nos auxiliam. Os símbolos preparam sempre nossa psique (que é a personificação da nossa alma) para chegarmos a uma consciência superior.

Pão e vinho, componentes do rito cristão.

   Costumamos achar que rito é apenas a devoção feita diante de um altar.  Porem, tudo o que prepara nossa psique simbolicamente é um rito. Existe o simbolismo ritual onde o que buscamos é a pureza, como por exemplo, as abluções feitas antes de orações (tal como fazem os Islâmicos). Também o tirar o sapato antes de entrar num ambiente de orações é um rito, pois simbolicamente estamos deixando as impurezas profanas fora do espaço sagrado. Podemos também ritualizar a gratidão fazendo Libações (Como fazem nativos peruanos e afro-brasileiros). Neste rito, compartilhamos com a terra o que bebemos, jogando um pouco do líquido ao solo, agradecendo a “Mãe-Terra” as riquezas que ela nos dá.
   O principal não é o rito em si, mas o que queremos alcançar nele seja pureza, gratidão ou devoção à luz divina em nós. As coisas externas sempre serão apenas instrumentos que nos ajudam a atingir nossas consciências mais altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário