terça-feira, 6 de março de 2012

Três Mulheres Notáveis

No Dia Internacional da Mulher lembremos estas três mulheres notáveis: Aisha , Florence Nightingale e Teano.



Aisha, a 3° esposa de Maomé.


   Enquanto o Profeta do Islã foi vivo, Aisha, sua esposa favorita, a quem Maomé dizia amar sobre tudo na vida, foi a única entre suas muitas esposas que, segundo a tradição, era inteligente o suficiente para inquiri-lo  sobre os privilégios que Alá dava ao Profeta e sobre a preferência que era dada pelo Alcorão aos homens, ao considerá-los os únicos verdadeiros fieis, merecedores portanto das graças maiores de Alá.


   Nas batalhas pela implantação do Islã, as esposas do Profeta , que eram 12,o acompanhavam para suprir os guerreiros de água, alimentos e fazerem enfermagem.


   O genro de Maomé, Ali, que nunca gostara de Aisha, aproveitou-se do episódio em que ela se perdeu do grupo militar e foi salva um dia depois por um beduíno, para acusá-la de adultério. Maomé, contudo, apaixonado por Aisha, sonhou que Alá lhe dia que ela era inocente. Evitou assim que ela sofresse o castigo comum para uma mulher adúltera: ser apedrejada.



   Após a morte de Maomé, Aisha iria revelar sua personalidade guerreira. Sem querer entrar aqui no mérito de quem merecia ser o substituto do Profeta, se os seus  amigos como Abu Beck , pai de Aisha , o 1º califa islâmico,depois Omar,depois Uthman, ou os seus parentes com prioridade para Ali, seu genro,o que quero salientar é  que Aisha teve papel de destaque nesta disputa , nesta primeira guerra civil do Islamismo, luta que gerou as facções Sunitas e Xiitas que se agridem até hoje .Aisha juntou-se à facção dos amigos ( hoje Sunitas), e montada num camelo à frente de uma tropa, clamava pelo afastamento de Ali.


   Nesta batalha, chamada de “Batalha do Camelo”, pois sua líder vinha montada num deles, a vitória coube a Ali e Aisha foi feita prisioneira. Tinha na época apenas dezessete anos e viveu sempre depois confinada à uma prisão domiciliar.


   Aisha foi de grande importância para a formação da” Suna”, um código ético que guia os muçulmanos Sunitas. Possuidora de uma memória excelente, contava a respeito de suas conversas com o Profeta, das palavras que ele havia dito e de como ele agiria em determinadas circunstâncias, dedicando-se assim a resolver inúmeras dúvidas dos seguidores. Tais testemunhos chamados de Ahadith, que são numerosos, pelos menos 2.000 deles foram transmitidos por Aisha, tornando a Suna o grande orientador de um islâmico Sunita.


   Entre as tantas esposas do Profeta foi Aisha a única que contribuiu após a sua morte, para a propagação de sua obra.


   Se pensarmos que Aisha estava inserida num período histórico em que às mulheres eram confiados apenas trabalhos secundários e também inserida num novo credo que as colocavam em situação inferior aos companheiros homens, por sua inteligência, liderança política e guerreira, Aisha sobressai-se como uma figura ímpar em seu tempo.


Hoje, contudo, sua personalidade gera inúmeras contendas e divergências. Sua imagem é denegrida pela facção contrária à sua  e também religiões avessas ao Islã acusam o Profeta Maomé pelo fato de haver se casado com Aisha quando ela era apenas uma criança que acabara de fazer nove anos.

Florence Nightingale, a” Dama da Lâmpada”.


   Nascida em Florença em 1820, uma época em que a profissão de enfermagem era exercida por mulheres muito pobres, serviçais e prostitutas que seguiam os exércitos. Sendo ela de família rica, teve que lutar contra os preconceitos paternos para dedicar-se ao seu sonho de servir nesta área.


   Com trinta e um anos conseguiu tornar-se enfermeira, indo trabalhar num instituto protestante da Alemanha. Sobressaindo-se em seus serviços, foi logo convidada a superintender um hospital de mulheres inválidas em Londres. Tornou-se, porém uma personalidade notável, quando a Rússia invadiu a Turquia no conflito conhecido como “Guerra da Criméia”. Ali, chegou um número estimado em 8.000 soldados, entre eles britânicos e franceses em auxílio à Turquia.  Foi quando os jornais britânicos passaram a criticar as péssimas condições hospitalares nos campos de batalha, onde esse número imenso de militares estavam expostos a doenças contagiosas como a cólera e o tifo, que o secretário inglês para negócios de guerra, lembrou-se de nomear Florence para supervisionar as condições das instalações de atendimento de saúde na região, além de encarregá-la de escolher uma equipe de enfermeiras sob o seu comando.


   È ali em Constantinopla, em meio a 30 enfermeiras escolhidas, que Florence irá mostrar também a sua grande aptidão para Matemática e Estatística. Ultrapassava nesta ocasião aquela imagem merecida de alguém exposta a riscos entre péssimas condições de higiene, dedicada à cabeceira de doentes que lhe valeu o título de “A dama da lâmpada”. Seu conhecimento de matemática, raro nas mulheres de sua época, lhe foi ali muito útil, pois conseguiu que a taxa de mortalidade caísse vertiginosamente quando organizou um sistema de planilhas, onde calculava e acompanhava a piora e melhora dos pacientes, gráficos tão criativos que geraram uma estatística hospitalar até hoje usada.



   Muito versada em história e línguas, escreveu perto de 200 livros e panfletos. Poeta, filósofa, absolutamente desprendida de sua própria pessoa, ali exposta a doenças epidêmicas, reformou, enfim, a saúde daquelas forças armadas, com uma imensa dedicação e inteligência. Florence Nightingale foi sem dívida uma das grandes mulheres do sec.XIX .
PS Em homenagem a esta mulher dei o seu nome à uma de minhas filhas.


Teano, discípula e esposa de Pitágoras.


   O Pitagorismo foi a doutrina mais florescente do sec. VI AC e de grande influência no mundo antigo.Porém, não teria se perpetuado se sua discípula e esposa lutando contra todas as perseguições feitas a esta doutrina após a morte do mestre, não houvesse se dedicado a propagá-la.


   Só Teano era a discípula que entendia a dor de Pitágoras em relação aqueles infelizes que em barcas, saiam em grande número da Grécia, chicoteados por correias eriçadas de pregos para serem vendidos como escravos na Àsia; só ela possuía a perspicácia suficiente para ver que ele tentava com sua doutrina da Tríada Sagrada, com sua ciência dos números, elevar a alma dos homens a uma harmonia, ao respeito mútuo; só Teano  entendia que sua ciência experimental abria as portas de um desenvolvimento de consciência pois induzia a uma completa reorganização da vida , aplicando as suas idéias à educação da juventude e a vida do Estado.


   Ela mesma, em seus 28 anos, declarou-se ao mestre de 60 anos, e ligou-se a ele por um amor apaixonado e um entusiasmo sem limites. Seu casamento com Pitágoras completou as grandes realizações do mestre.


   Conta-se que alguém perguntou a Teano quanto tempo era necessário para que uma mulher se tornasse pura e ela teria respondido:Se viver com o meu marido, conhecerá muito logo a verdadeira pureza, se for com outro, talvez nunca a encontre.


   Extremamente versátil, além de cientista e filósofa, foi uma mulher de intensa dedicação familiar. Criou com a família que deu a Pitágoras (6 filho ) um verdadeiro modelo para os membros da Ordem Pitagórica.Sua casa era chamada de” O Templo de Ceres” e o seu jardim era citado como o Templo das Musas pois nele Teano promovia festas domésticas onde dirigia sessões musicais.



   Reconhecida como a primeira mulher matemática, foi autora também de vários escritos sobre o tema preferido de Pitágoras: Cosmologia. Compactuava com os ideais pitagóricos de eliminar a demagogia política existente em Crotona , quando seu mestre introduzia na escola iniciática que criara, a idéia de um governo escolhido e gerido pela ciência e pela virtude. Ideal temerário, pois quando a Ordem Pitagórica tendia a tornar-se a cabeça do Estado com ramificações em toda a Itália meridional, a grande inteligência e sedução exercida pelo grande sábio,gerou ódios violentos.Um dia em que na sede da Ordem se encontravam trinta e oito membros, o déspota  tribuno de Crotona mandou cercar a casa e lançar-lhe fogo . Todos que estavam dentro morreram, inclusive Pitágoras.


   Dali em diante, mais irá se evidenciar a personalidade atuante de Teano que reuniu os filhos e passou a manter os mesmos ideais de um estado governado por homens virtuosos, em uma nova escola.


   Entre seus livros temos “Cosmologia”,” Teoria dos Números”,  “Construção do Universo” e naturalmente uma biografia de Pitágoras.


   É contado que quando era diretora da nova Ordem, Teano foi torturada para revelar conhecimentos que seu marido achava por bem não deixar cair em mãos pouco dignas de os usarem, e que Teano resistiu calada sem nada revelar, às torturas inarráveis.


   Seu tratado filosófico intitulado “Sobre a Virtude” diz bem do pensamento que norteou o viver desta mulher mãe, matemática e cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário