domingo, 4 de dezembro de 2011

Os Três Reis Magos

A figura dos três reis magos é, sem dúvida, um dos mais importantes símbolos natalinos. Diz a tradição, que eles levaram presentes ao menino Jesus que nascia na Galileia. Também é contado que atravessaram desertos, vindos de terras distantes. Vejamos se podemos dar uma consistência histórica a estes personagens.
   A região da Palestina era na época, em termos de cultura sem expressão alguma, mas existiam grandes centros culturais espalhados pelo Egito,Pérsia e Etiópia de onde, nos diz a tradição, tiveram origem os nossos personagens .Neles, se estudava matérias como Geometria, Filosofia, e Astronomia.  Muitos homens passavam suas vidas nestas terras a bem de estudarem, pois estamos falando de uma época em que escolas  quase não existiam em todas cidades. Sendo a educação assim tão rara, aqueles que a possuíam eram respeitados, acatados. Aqueles que estudavam a difícil matéria da Astronomia, considerada então mágica, levando-se em conta o pouco recurso de aparelhagem técnica para estudá-la, eram chamados de magos.

Melchior, Gaspar e Baltazar.


   Os três reis magos bem poderiam ser estudiosos de Astronomia guiando-se em seu caminho, como era de costume, pelas estrelas. Estranhamos o fato de virem três sábios de tão longe para adorarem uma criança. Vemos nisso apenas lenda,fantasia, mas esquecemos que a espera da vinda de messias que trariam reformas à humanidade era bastante comum na tradição dos povos antigos. Naturalmente que a vinda de um messias trazia indicadores, referências que uma vez conhecidas, dentro daqueles centros culturais, poderiam ter se enquadrado ao menino que nascia naquela família da Galileia. A adoração a uma menino distante é perfeitamente compreensível na mentalidade da época.
Estes três magos trazem em mão três presentes: O ouro, o incenso e a mirra. Entender a simbologia destes presentes é enriquecedor para nós, no natal. Para os povos antigos, os elementos, as plantas, as resinas simbolizavam sentimentos humanos. Assim temos: O ouro significava o clímax de todo o esforço que um homem faz para sobreviver. Em resumo, a nossa energia física. O incenso é resultante da queima de uma planta aromática que volatizando-se  sobe aos céus. Representava para os antigos as nossas energias emocionais que uma vez trabalhadas, queimadas,pode nos levar a um céu interno que , ao espalhar-se, beneficia outros. A mirra é uma goma resinosa, amarga, usada para mirrar, encolher materiais. Significava o encolhimento das amarguras de nossos pensamentos, tudo o que angustia a nossa mente, que pode ser encolhido, mirrado, para que cresçamos espiritualmente, enfim, a nossa energia mental purificada.

   A tradição nos diz que os três reis magos chamavam-se Melquior, Gaspar e Baltazar; que teriam vindo da Pérsia, do Egito e da Etiópia; que caminharam por desertos guiados pelas estrelas, para vir recepcionar o menino que julgavam fosse o messias esperado, oferecendo a ele a sua energia física, emocional e mental trabalhadas. Podemos então imaginar os três a dizer ao menino Jesus; - Trago a vós, messias, ao vosso serviço, a minha energia física trabalhada representada neste ouro. O outro:- trago ao vosso serviço, messias esperado, a minha energia emocional purificada, representada neste incenso. E, ainda o terceiro:- Trago a vós, messias, o meu corpo mental purificado que ponho a vosso serviço, representado nesta mirra.
   Para os esotéricos estes magos são a primeira e mais bela recepção feita ao grande Avatar cristão: Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário