terça-feira, 10 de maio de 2011

Depoimento de uma mãe

    O amor materno é realmente o mais  completo , o mais diversificado. No dia das mães costumo receber flores dos meus filhos .Sempre vejo nelas  alguma faceta do amor materno que eles querem homenagear.Se as recebo brancas, me lembro da pureza do meu amor por eles.O amor que tenho por eles, é intocável,como se nada negativo que fizessem, conseguisse diminuí-lo. Mesmo que meus filhos fossem drogados, traficantes ,e no pior dos casos até criminosos,creio que meu amor por eles permaneceria incólume, intocado.
 Se recebo flores rosadas, que são muito delicadas ,vejo nelas a delicadeza  que  manifestava quando acalentava  os meus bebês.Eles sempre preferiam exatamente o meu colo .Não só pelo cheiro do meu corpo, que para eles devia corresponder a um perfume agradável, mas também porque sentiam a suavidade do meu toque , do meu olhar, do meu aconchego que ia diferenciar o meu colo de qualquer outro.
Se recebo flores rubras, vermelhas  que têm uma cor forte ,simbolismo de paixão, vejo a veemência com que todas nós, mães, defendemos  nossos filhos quando alguém  os ataca . Até podemos reconhecer seus erros, mas não admitimos que  os acusem. Por mais tranqüilas que sejamos ,nos transformamos em verdadeiras leoas defendendo nossas crias.
Por fim,se recebo flores amarelas que é a luz da iluminação, da sabedoria,lembro-me da sabedoria que posso alcançar como uma mãe idosa. A mãe idosa como eu, geralmente sofre por ter que conviver com uma geração que está em meio de valores que não são exatamente aqueles com os quais a sua própria geração conviveu.Mas, por amor aos filhos, para não me sentir distanciada deles ,faço meu grande esforço de aceitação às mudanças sociais.Aqui, meus filhos ,inconscientemente,  contribuem para que eu reveja os passados valores e  qualquer tipo de antigos preconceitos e atinja  a sabedoria que a minha idade me requer. Porém,  fico sempre servindo dentro do lar, como um equilibrador entre velhos e novos conceitos.Com poucas exceções, a mãe madura é aquela que  dentro de uma família de vários filhos( que é o caso da minha) ,ouve as queixas que uns fazem dos outros e silencia para mantê-los harmonizados. A mãe madura geralmente dá conselhos sutilmente, age mais em retaguarda. Mesmo quando os meus filhos pensam que  não estão mais prescindindo de meus conselhos, continuo,mesmo sem me impor, a exercer influência em seus pensamentos, pelo que plantei em suas infâncias,e pelo grande desejo que uma mãe leva por toda uma vida: o de ajudá-los.
    Como exemplo de amor materno vou servi-me da História Antiga,lembrando –me de uma passagem do Velho Testamento. Nele, trouxeram frente ao sábio rei Salomão duas mulheres que lutavam pela posse de um bebê. Todas duas diziam que o bebê era seu .Discutem e gritam.Salomão então chama uma servo e lhe ordena: “Pegue tua espada e corte o bebê ao meio e assim cada uma ficará com a sua metade”.Uma delas então começa a gritar desesperadamente: Ele não é meu!  Não é meu! O Sábio rei então ordena : “ Dê a esta mulher que está negando a sua maternidade, o filho, pois ele é dela “ .E, explica-lhe: a veemência com que defendestes a vida desta criança revelou-me que tu és a mãe dele

Um comentário:

  1. O amor de mãe pelos filhos é incondicional, mais quando falamos em drogas ,trafico, as coisas são mais complicadas, um dos sentimentos que envolvem o amor ,é a confiança e o respeito, e esses sentimentos se perdem com as DROGAS.E não existe nada mais triste,e doloroso do que uma mãe não poder mais confiar no seu filho. A vida é como um paisagem perfeita, sem vestigios de problemas, muitas vezes nos queremos ver somente ela. A PAISAGEM

    ResponderExcluir