domingo, 20 de março de 2011

Psiquismo e Espiritualidade

   Quando contamos com um psiquismo já adiantado, temos facilidade de manipular as substâncias dos planos físico, emocional e mental e isso nos dá alguns poderes.Muitos estudantes de esoterismo, deslumbrados então por tais poderes, atribuem a si mesmos uma espiritualidade que, na realidade, não possuem.Confundem psiquismo com espiritualidade.
   Importante então distinguirmos uma coisa da outra. Conceituando Psiquismo: Psiquismo é uma ativação extra, uma excitação nas energias dos nossos corpos  inferiores.
   Espiritualidade é a ativação do nosso corpo superior. É a manifestação dos nossos corpos ou consciências espirituais no mundo físico. A um verdadeiro espiritualista não deveriam interessar poderes psíquicos, pois sua única meta deveria ser atingir a espiritualidade, expressar seus corpos superiores.

Em busca da Luz espiritual.

   Quando nossas consciências inferiores, nossos corpos físico, emocional e mental estão muito ativados, excitados surgem os fenômenos psíquicos.Tais fenômenos, se dão quando uma destas consciências inferiores se encontra com as ondas vibratórias do meio ambiente que lhe corresponde, melhor dizendo, do plano que lhe corresponde,.
   Se um dos nossos órgãos dos sentidos, por exemplo, a nossa audição,que é  uma parte da nossa percepção física, está excitado, podemos ouvir  em um ambiente um ruído imperceptível a outras pessoas.
   Qual é realmente o papel dos nossos corpos inferiores? Para existirmos neste plano de manifestação , necessitamos de nossas consciências inferiores. Elas são para nós como instrumentos, através dos quais podemos manifestar o desenvolvimento do nosso Eu superior, as potências da nossa centelha divina., de Deus em nós. Como se nosso corpo, nossas emoções e nossa mente fossem violinos com os quais  desejássemos expressar uma melodia.Necessitamos então tê-los limpos, afinados e abastecidos.
   A nossa consciência física, responsável pelo corpo físico, lutará então para sobrevivermos. Ela será o instinto de conservação, o mecanismo causador da fome que nos manterá alimentados, do sono que nos reabilita, também a responsável pela  reestruturação das células, cicatrização de tecidos etc.
   Nossa consciência emocional nos conduzirá a buscar emoções fortes, a nos envolver sentimentalmente com coisas e pessoas. É a consciência que visa a nos integrar ao meio ambiente a aos outros seres.
   Já a consciência mental quer que busquemos informações culturais e intelectuais, com as quais podemos levantar hipóteses, teorias, conjecturas, doutrinas para sermos depois, quando mais evoluídos, capazes de estabelecer conceitos eternos.
   Todos os três corpos buscam então energias com as quais se abastecer e  sobreviver.Quando este trabalho de energização está demasiado potente, nos poderão acontecer fenômenos naquele corpo onde a energia está mais excitada.
   Nossas consciências inferiores têm também recursos de compensações. Tomemos o caso de uma pessoa cega: uma vez que ela está com um dos seus sentidos prejudicados, os outros sentidos procurarão dar-lhe uma compensação,se excitando mais e o resultado será tê-los mais perceptíveis que no comum das pessoas.
   Estudaremos aqui alguns fenômenos de psiquismo , sendo então todos eles, como vimos acima, referentes aos corpos inferiores.
   No corpo físico, poderão acontecer os chamados fenômenos anímicos: 
1)      Percepção de ondas sonoras-  2) Transportes de objetos
3)Fluidos magnéticos(eletricidade, calor etc) que propiciarão rápido crescimento de plantas,combustão espontânea, curas etc.-  4) Materializações
   Chamamos atenção para o caso de curas anímicas .Podem ser passageiras. Na maioria das vezes é estabelecida pela energização no corpo físico de alguém. Porém, quando este alguém repetir o mesmo erro que causou a doença, provavelmente o mal retornará, pois bem sabemos que  todos os erros cometidos por nossos corpos inferiores se refletirão na matéria. Porque não estamos falando de consciências imortais, permanentes, mas daquelas onde tudo é provisório, inclusive uma cura.
  Há casos , entretanto, em que uma pessoa curada entra em tal estado mental freqüente de agradecimento, de amor  a quem a curou, que isto a leva a tocar a sua própria consciência espiritual, causal, atingindo então um desenvolvimento, a que podemos chamar de “mudança de freqüência vibratória”, que a cura definitivamente. Quem a curou em caráter definitivo não foi a energização anímica, pois esta teria apenas uma força curativa provisória , porém, o estado de graça, de  agradecimento em que ficou.
   Materializações são produzidas por fenômenos do ectoplasma (fluido material e vital pertencente ao plano físico –etérico. Empresta matéria visível e vida à substâncias e formas invisíveis.

Introspecção, um valor importante para a busca espiritual.  

No corpo astral, serão produzidos os fenômenos de intercâmbio com vibrações emocionais de outrem (os chamados pressentimentos) , intercâmbio com entidades desencarnadas( sendo então o fenômeno mediúnico uma excitação no nosso corpo astral que propicia o intercâmbio e percebimento de vibrações com o plano astral). Também acontecerão projeções, que são ativações do corpo emocional, fortes o suficiente para condensar a substância  nervosa, para a qual as emoções são dependentes. Naturalmente que exercícios, técnicas, treinos, ou o chamado desenvolvimento mediúnico, poderão nos dar poderes ,mas poderes psíquicos apenas.
  Os  fenômenos mentais são freqüentes e inúmeros, pois inúmeras são as formas- pensamentos deixadas nos ambientes. Além da percepção de idéias deixadas pelo chamado “ inconsciente coletivo”. Responsável por muitas das criações que imaginamos tenham sido só nossas, acontece o intercâmbio de uma mente à outra, os fenômenos  chamados telepáticos. A leitura do” registro akásico”  leva a nossa mente a passados por vezes bem remotos. .Formas –pensamentos elaborados para serem realizadas num futuro, podem ser também assimiladas pela grande força do poder mental.
   Quando usamos nossos poderes psíquicos para modificar situações, tais modificações podem até acontecer, porém serão sempre provisórias. Uma vez que foram conseguidas com um dos instrumentos inferiores, não chegarão a tocar o plano causal (espiritual onde está o antídoto para a causa das negatividade). Então, tais situações estarão sempre na dependência  de que novo carma negativo seja criado e que a mesma situação com a mesma carência retorne. Todas as aquisições que obtemos com os corpos inferiores são provisórias, como provisórios são eles próprios, a não ser que transformemos todas as energias usadas neles em conceitos de teor espiritual, eternos.
   Poderíamos então afirmar que os fenômenos  da espiritualidade são aqueles em que conseguimos: situações permanentemente modificadas; fenômenos intuitivos (que não devem ser confundidos com o fenômeno psíquico da” percepção” , posto que naqueles a nossa consciência física não percebe claramente a mensagem, mas somos levados , conduzidos a agir segundo eles). Quando a intuição acontece , na maioria das vezes , só mais tarde verificamos que fomos conduzidos, intuídos inconscientemente a agir de certa forma para que algo pudesse ser concretizado.Outro fenômeno espiritual é o das “Revelações”, que acontece aos chamados profetas, que conseguiam ir ao plano espiritual arquetípico e ler matrizes.
   Ao espiritualista é sempre temerário se dedicar aos fenômenos psíquicos, pois este hábito poderá anular as reações do homem de Vontade, do homem superior que traz em si.  Tais reações são realmente as únicas que, fazendo-nos usar a consciência infinita , nos conduzirão à evolução de nosso ser e nos darão aquisições que jamais terminarão.
   Retorno aqui à figuração de que usamos nossos corpos inferiores para obter uma melodia divina. São eles então apenas um instrumental que, devidamente respeitado e usado , nos levará ao que realmente importa: A melodia.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                                                               Helyette Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário